5 dicas para manter a organização e higiene do seu consultório

5-dicas-de-higiene-e-organizacao-para-o-seu-consultorio

5 dicas para manter a organização e higiene do seu consultório

Tudo o que fazemos durante nosso dia-a-dia atarefado se baseia em manter nossos pacientes seguros. É claro que todo o profissional já sabe de todos os procedimentos de higiene necessários para garantir essa segurança. Mas é sempre bom checar se não estamos nos esquecendo de nenhum detalhe importante. 

Veja essas cinco dicas que listamos pra você manter seu escritório sempre seguro, organizado e receptivo.

1- Mantenha seus procedimentos de esterilização sempre atualizados e organizados

Parece muito simples e óbvio, certo? No entanto, muitos profissionais ainda se esquecem de se atualizar neste sentido. 

Tenha um local para os descartes e um outro local para os materiais limpos. Os dois não devem se misturar. Rotule as áreas com etiquetas visíveis para ajudar a orientar sua equipe. Instrumentos e equipamentos devem ser colocados em embalagens auto-selantes e marcados antes de ir para a autoclave.

Faça uma lista passo-a-passo para ajudá-lo a lembrar os procedimentos adequados na área estéril. Alguns consultórios possuem listas e etiquetas em toda a parte. Isso não só ajuda a equipe se manter sempre como uma unidade coesa, mas também auxilia aos recém-chegados.

2- Mantenha seu consultório longe da contaminação

Como profissionais de saúde, nos protegemos  contra doenças periodicamente com vacinas, mas nossos pacientes podem não ter essa proteção garantida. Logo, é nosso trabalho protegê-los de doenças e infecções.

O balcão deve ser adequadamente pulverizado e limpo. As cadeiras devem ser limpas da cabeça aos pés, independentemente do material e do seu preço. Limpe os sensores de raios-X de ponta a ponta. Limpe cuidadosamente as alças das gavetas e os interruptores de raios-X. Essas etapas podem soar redundantes, mas todos nós já vimos pequenas coisas como estas serem ignoradas ou esquecidas.

Tenha seu paciente como um ente querido para quem você deseja o melhor.

3- Jamais permita formação de poeira

Se houver poeira nas prateleiras ou em qualquer canto do seu consultório, você pode ter certeza de que bactérias e germes diversos estão misturados nela. Para evitar este transtorno, é preciso manter as salas limpas e livres de poeira diariamente. Faça da limpeza do pó uma parte de sua rotina. Caso encontre, limpe você mesmo, na mesma hora.

4- Os banheiros devem ser limpos diariamente e livres de germes

Sabemos que os consultórios costumam ter serviços de limpeza. Certifique-se de que a equipe responsável por este serviço esteja ciente de que além do vaso e do banheiro como um todo, as maçanetas das portas, prateleiras, chão e paredes também precisam ser limpos e desinfetados diariamente, para garantir um espaço livre de germes.

5- Mantenha a recepção organizada

Esta dica tem a ver com o conforto do paciente mais do que com sua saúde, mas não é menos importante. A área da recepção é a primeira impressão de um paciente sobre o seu consultório e a sua imagem. Ver post-it’s espalhados por todo o lado e e papéis desorganizados não causam uma boa impressão e até causam mal estar.

Uma recepção organizada não precisa ser estéril e fria. É possível obter uma sensação confortável na área da recepção com cores leves e tranquilizantes. TV, revistas, jornais e um som ambiente ajudam a garantir um ambiente mais alegre e receptivo.

Faça seus pacientes se sentirem bem recebidos ao seu consultório. A confiança será a sua recompensa.

No Comments

Post a Reply