7 dicas para fazer seus pacientes sorrirem

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7 dicas para fazer seus pacientes sorrirem

Em meio às tensões de executar uma prática médica, às vezes é difícil lembrar as razões pelas quais você ingressou na  medicina, ou odontologia, e  muito menos gastar energia extra para manter seus pacientes felizes. Mas manter seus pacientes sorrindo é bom para sua carteira e sua psique. Pacientes felizes continuam voltando e irão recomendá-lo a amigos e familiares, e não subestime o poder que os pacientes alegres têm para tornar o seu dia e a atmosfera de seu escritório mais agradável.

A boa notícia é que você não tem que vestir uma fantasia ou algo do gênero para fazê-los sorrir. Trata-se de coisas simples, como respeito, desde um simples gesto de atenção até o cumprimento dos horários. Separamos sete maneiras pequenas mas poderosas que você pode deixar seus pacientes felizes :

 

1. Seja pontual.

Nada faz com que os pacientes se sintam mais frustrados do que estar em sua sala de espera 40 minutos após o horário de sua consulta ou gastar 20 minutos esperando em uma cadeira de dentista olhando para o teto. Mostrar que você respeita o seu tempo, mantendo-se no cronograma é certo que vai agradar seus pacientes. Além disso, alivia o estresse seu e de sua equipe por se desculpar constantemente com os pacientes irritados por seu atraso.

 

2. Entre na sala de exame preparado.

É reconfortante para os pacientes a sentir que não são apenas um número, que eles serão ouvidos e cuidados. Esse conforto é perdido quando você entra na sala de exame e tem que olhar no gráfico ou laptop para o nome do paciente e o motivo para a visita. Tome esse minuto extra antes de entrar na sala de exame para rever as informações para que você possa cumprimentar o paciente pelo nome e mostrar a consciência de seus sintomas.

 

3. Acompanhar e comunicar.

Se seu paciente teve exames de laboratório, foi encaminhado a um especialista ou apresentou sintomas significativos, reserve um tempo para ligar para outros profissionais que o acompanharam. Isso ajuda os pacientes a se sentir seguro e que você está preocupado com sua saúde. Lembre-se que sua equipe pode ajudar com chamadas de acompanhamento também.

 

4. Ofereça tranquilidade aos seus pacientes

Talvez seu paciente acabou de receber o diagnóstico e consequentemente está com uma série de perguntas e dúvidas sobre sua condição. Ele pode se sentir solitário. Por isso, tenha um tempo para tranquilizá-lo e assegurar que ele não está sozinho. Lembre-lhe que você e ele são uma equipe, e juntos vocês podem trabalhar para encontrar as opções de tratamento certo.

 

5. Converse com seus pacientes

Se você está atrasado, você pode ser tentado a correr por uma visita, mas não passe esse desejo para seus pacientes. Tome alguns minutos para conversar com cada paciente. Tente quebrar o gelo com assuntos sobre o tempo, os feriados, sua família – algo diferente das informações no diagnóstico. Em troca você terá o seu paciente à vontade, e ele certamente irá apreciar o lado amigável – e humano – da abordagem.

 

6. Deixe a sua sala de espera aconchegante.

Já deu uma boa olhada em sua sala de espera? Pode valer a pena adicionar alguns toques extras para trazer um sorriso aos rostos dos seus pacientes. Considere a adição de um canto para crianças abastecido com jogos, brinquedos e livros. Atualize suas revistas. Adicione uma plantas. Um bom gesto e também agradável é ter gel anti-bactericida, ou anticéptico bucal em casos de dentistas sempre disponíveis, especialmente em torno da temporada de gripe.

 

7. Seja amigável com todos.

Tratar sua equipe de funcionários com simpatia e incentive-os a fazer o mesmo com seus pacientes. Mantenha a simpatia e educação dos funcionários desde a recepção até a sua chegada, e procure manter a mesma polidez e paciência por telefone. Não se esqueça de que bons gestos de simpatia e educação trarão um bom ambiente para a sua equipe e você vai colher os bons frutos com os sorrisos e fidelidade de seus pacientes

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