A saúde bucal dos atletas que praticam esportes de combate ou de contato

lutadores-ufc-dentista

A saúde bucal dos atletas que praticam esportes de combate ou de contato

A saúde bucal dos atletas que praticam esportes de combate ou de contato

A prática esportiva traz muitos benefícios para a saúde do corpo e da mente. Porém, alguns atletas, principalmente os que praticam modalidades esportivas de contato ficam mais vulneráveis e podem sofrer diversos tipos de lesões, muitas vezes bem sérias na região orofacial durante os treinos ou competições. Portanto, o ideal é que o atleta seja acompanhado por um profissional.

Odontologia do Esporte: Especialidade de atendimento aos atletas

A Odontologia do Esporte é responsável pelo atendimento de todos aqueles que se dedicam a prática esportiva considerando suas diferentes particularidades fisiológicas e suas modalidades, detectando doenças que possam comprometer o desempenho físico no esporte. Hoje, existem diversos artigos científicos que já relacionam doenças odontológicas com a queda do desempenho atlético e outros que apontam que infecções orais podem repercutir de forma negativa no processo de reparo muscular desses atletas.

A oclusão, respiração e articulação temporomandibular (ATM), exercem um papel importante no equilíbrio físico do atleta, e quando essa tríade se encontra em desarmonia, isso pode ocasionar uma série de fatores negativos para o desempenho do atleta.

Preocupação com a alimentação

Quando o paciente é um atleta, a preocupação com a alimentação e a ingestão de bebidas aumenta. Em geral, as bebidas esportivas apresentam PH ácido, o que também pode ser prejudicial à saúde bucal. O ideal é consultar sempre o especialista e seguir as suas recomendações.

Cuidados especiais com medicamentos

O profissional precisa ter muita cautela na prescrição de medicamentos para os atletas, pois a administração de algumas medicações e substâncias odontológicas pode vir a causar doping positivo. Por isso, alguns protocolos especiais de tratamento respeitando as agendas dos atletas profissionais e um atendimento de forma multidisciplinar são diferenciais de cirurgiões-dentistas especializados em esporte.

Uso de Protetores bucais – Proteção além dos dentes

Os atletas que praticam esporte de contato, em especial boxe, basquete, vôlei e futebol têm cerca de 10% mais chances de sofrer lesões orofaciais, porém esse índice cai em até 60 vezes com o uso de protetores bucais. Eles evitam as fraturas nos dentes e dissipam a força após um impacto na boca ou na face. Contribuem para a diminuição de riscos de: Lesões no cérebro e na coluna cervical, fraturas na mandíbula, tensão da ATM (Articulação Temporomandibular),

Modelos de protetores bucais

Existem diversos modelos de protetores bucais para a prática esportiva, porém o atleta deve escolher o tipo mais adequado a sua necessidade dentre as opções recomendadas pelos especialistas e descartar qualquer outro modelo. Alguns dos modelos são: O de uma única placa, feito sob medida em gesso da arcada dentária do atleta, um dos mais indicados pelos profissionais que são os confeccionados com placa de EVA e podem ser fabricados em diversas espessuras relativas ao esporte praticado ou ainda, aqueles modelos ajustáveis e, portanto, mais equilibrados.

No Comments

Post a Reply