Acupuntura na Odontologia

acupuntura-odonto-analgesia

Acupuntura na Odontologia

Do latim acus (agulha) e punctura (picada), a acupuntura vem da medicina tradicional chinesa. Na Ásia, o corpo é visto como o berço das energias vitais. Se estas energias estão fora de equilíbrio, então problemas de saúde e doenças podem facilmente ocorrer.
Acupuntura oferece o reequilíbrio para estas energias a fim de proteger o organismo contra várias doenças, tratamento e também vem sendo muito utilizado como analgesia na odontologia.

O princípio da acupuntura

Usando agulhas finas, o acupunturista vai picar algumas partes do corpo, em pontos de energia muito específicos, de acordo com o perfil do paciente e as áreas de tratamento. A imposição das agulhas não é dolorosa, no máximo, você vai sentir uma dormência maior ou menor sobre os pontos enfatizados.

Às vezes, o acupunturista não vai usar agulhas, mas pequenos cones de artemísia que terá sobre os pontos de energia do corpo antes do aquecimento.

Os benefícios da acupuntura

Além da sensação geral de bem-estar que pode fazer uma sessão, a acupuntura oferece o tratamento de certas desordens ou, pelo menos, para impedir a sua ocorrência.

A gama de indicações é grande, porque o princípio deste método é para considerar o corpo como um todo:

  • Dores musculares ou nas articulações
  • Dores lombares ou no pescoço
  • Distúrbios do trânsito
  • Distúrbios do sono
  • Stress

Acupuntura na Odontologia

Existe uma rede complexa de fibras nervosas na polpa dentária dentro do dente tudo que o rodeia, e a dor é provocada rapidamente quando os estímulos ativam estas terminações nervosas. O tratamento contra a dor dentária inclui a identificação e eliminação de problemas como, cárie, gengivite e/ou periodontite, seguido da administração ou prescrição de medicação analgésica, se necessário.

O papel da acupuntura na dor dental pode não envolver a remoção da causa da dor, mas sim, servindo como um auxílio importante na obtenção de alívio da dor.

Alguns exemplos:
• Estimular os nervos localizados nos músculos e outros tecidos, o que leva à liberação de endorfinas e outros como por exemplo, neuro-peptídeo Y, serotonina)
• Alteração do processamento e percepção da dor no cérebro e medula espinhal;
• Reduzir o reflexo cardiovascular provocado pela dor de dente;
• Aumento da microcirculação local, que ajuda a dispersar o inchaço.

Curso de Analgesia por Acupuntura na Odontologia

O Instituto Velasco oferece cursos de analgesia por acupuntura  destinado a Graduados em Odontologia e/ou com interesse na área. Um dos principais objetivos é capacitar os profissionais na utilização da analgesia induzida por acupuntura em seus consultórios odontológicos.

O curso é divido em 3 dias, nos quais serão apresentados:

  • Bases da acupuntura;
  • Introdução a analgesia por acupuntura e bases da eletroacupuntura;
  • Aula prática para demonstrar as várias técnicas de analgesia por acupuntura.
Próximas Turmas
Turma 1
16 a 18 de março, quinta-feira a sábado das 8h30 às 18h30, São Paulo
Turma 2
14 a 16 de setembro, quinta-feira a sábado das 8h30 às 18h30, São Paulo
Para ter mais informações sobre o curso e inscrição basta acessar o Link abaixo:

No Comments

Post a Reply