Dicas para alavancar o crescimento de seu consultório

melhorar-seu-consultorio

Dicas para alavancar o crescimento de seu consultório

Dicas para alavancar o crescimento de seu consultório

A preocupação da maioria dos profissionais neste momento de instabilidade econômica no país, está na capacidade de otimizar a produção de seu negócio. E no setor odontológico, isso não é diferente.

A elaboração de um planejamento bem orientado permitirá o bom desempenho das ações em seu consultório e o alcance dos seus objetivos quanto a produção e a lucratividade.

A chave para o sucesso de seu negócio consiste em uma boa gestão:

Elabore um plano de ação eficiente para o seu consultório

O primeiro passo é fazer alguns questionamentos a si mesmo. Como profissional ainda utilizo métodos que já estão ultrapassados ou se tornaram ineficientes? O número de pacientes encaminhados por outros pacientes tem sido significativo? Como anda a rentabilidade do meu consultório? O clima organizacional e a união da minha equipe podem ser considerados satisfatórios? Estou satisfeito com meu desempenho profissional? Conseguirei conquistar a minha independência financeira?

Após refletir e encontrar respostas a estas perguntas, elas irão ajudá-lo a identificar pontos positivos e negativos e elaborar um plano de ação mais consistente e eficiente.

Ao implantar sistemas adequados em seu consultório, eles contribuirão para o seu crescimento e sucesso de suas práticas e treinar sua equipe se tornará mais fácil e gratificante.

Defina metas a atingir – Baseie-se em um alto nível de desempenho

Detalhe seus objetivos e defina metas e prazos. O prazo é essencial e funciona como motivador para o alcance dos resultados almejados. Além disso, a implementação de metas diárias, semanais, mensais e anuais otimizam o desempenho de seu consultório.

Forme uma equipe para colocar em prática os procedimentos adotados

Um dos melhores investimentos que você pode fazer para o seu negócio é o treinamento dos membros de sua equipe. Ele permite o desenvolvimento do potencial individual, assim você conseguirá otimizar a produção de seu consultório. A evolução acontecerá de forma progressiva e deve incluir todas as etapas dos processos visando alcançar os melhores resultados.

Aponte metas alcançáveis para um período de 12 meses, tendo em vista as variações sazonais. A utilização de sistemas de desempenho possibilita maior eficiência de sua equipe. Nunca mude uma equipe vencedora!

Para otimizar seus resultados:

– Procure limitar os cancelamentos de última hora e compromissos perdidos a menos de 1%;

– Conheça e se comunique com os pacientes em potencial de seu consultório;

– Elabore um controle para identificar todos os novos pacientes e definir ações para retê-los;

– Trabalhe para otimizar sua produção em pelo menos 15 a 20%.

Controle e avalie suas ações constantemente

Compare todas as ações e movimentações que estão sendo realizadas em seu consultório com tudo aquilo que foi planejado.

O ideal é avaliar frequentemente os indicadores de seu negócio:

– Custos em geral;

– Montante aplicado;

– Novos pacientes;

– Lucros e produtividade.

Esse conjunto de informações lhe permitirá medir a eficácia de seus sistemas. Desta forma, você conseguirá verificar se os objetivos foram alcançados ou não. E poderá redefinir estratégias para garantir o melhor desempenho de seu consultório.

A capacidade de gestão e de supervisão é essencial para maximizar as práticas e garantir a sustentabilidade de seu negócio em longo prazo.

No Comments

Post a Reply