Como detectar a desmotivação dos funcionários? E como lidar com isso?

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Como detectar a desmotivação dos funcionários? E como lidar com isso?

Como detectar a desmotivação dos funcionários? E como lidar com isso?

A motivação é um fator fundamental para manter sua equipe em harmonia. Caso contrário, isso afetará diretamente o ambiente de seu consultório e a qualidade dos serviços oferecidos.

Para identificar se um funcionário de sua equipe está desmotivado, o ideal é estar atento aos sinais emitidos por ele, observando seu comportamento diário e atitudes, para interferir antes que seja muito tarde.

Quais as razões mais comuns para a falta de interesse de um funcionário no trabalho?

As razões para a falta de interesse de um funcionário no trabalho podem ser as mais diversas, desde motivos relacionados com o desenvolvimento do trabalho em si, desejos de mudança, falta de reconhecimento profissional, orientações equivocadas, frustração, etc. Cabe ao gestor identificá-las para tentar contornar a situação o quanto antes. Só assim, conseguirá evitar que a atitude de um ou dois funcionários contaminem a equipe inteira, afetando o clima organizacional e a produtividade do consultório.

Como manter a sua equipe motivada?

Dê um bom exemplo

            A postura da liderança influencia diretamente no clima da equipe e isso não diz respeito apenas a educação e simpatia com que trata os seus funcionários, e sim, a maneira como se comporta perante a distribuição das atividades. Uma ótima forma de ganhar a confiança e a admiração de sua equipe é não apenas delegar tarefas, mas também executá-las quando necessário.

Esteja aberto a novas ideias

Incentive a construção de uma cultura de proatividade com a sua equipe. Mantenha-se receptivo a sugestões e opiniões sobre os atuais procedimentos do consultório e as possíveis mudanças. Assim, eles se sentirão ouvidos, valorizados e realmente parte da empresa.

Informe a equipe com antecedência sobre as decisões referentes a rotina de trabalho

            Sempre que houver necessidade de modificar algo que impacte na rotina de trabalho da sua equipe de funcionários, o ideal é avisá-los com antecedência sobre as mudanças e explicá-los justificando com embasamento e objetividade o motivo dessa decisão, principalmente se alguma das sugestões colhidas não puderem ser aplicadas.

Avalie seus funcionários periodicamente

Dê feedback a sua equipe. Faça uma análise de cada indivíduo e o desempenho de suas funções.

Procure focar em críticas construtivas, para o crescimento profissional do funcionário e sempre apresentando argumentos técnicos para cada comentário. E não esqueça de aproveitar o momento para elogiar o que ele tem feito bem, seu potencial e a sua importância no desenvolvimento de um trabalho de qualidade no consultório.

Incentive a capacitação da sua equipe

Trate seus funcionários como um patrimônio de sua empresa e por isso, invista na sua qualificação oferecendo cursos, treinamentos, congressos, seminários etc. Será muito vantajoso para o seu consultório possuir uma equipe capacitada para realizar diversos tipos de procedimentos em vários segmentos.

Trace metas alcançáveis

Cabe ao gestor transmitir aos seus funcionários as metas e objetivos de produção em cada setor. Lembrando que estas metas precisam ser alcançáveis, de outra forma, o funcionará acabará desmotivado.

Crie um ambiente confortável para os seus funcionários

            Um ambiente tranquilo, confortável e seguro costuma ser extremamente favorável a motivação. Portanto, se preocupe primeiramente com as questões físicas de seus funcionários: Espaço estrutural, equipamentos, ergonomia, conforto térmico, limpeza etc. E estimule o desenvolvimento de um clima organizacional saudável, com um bom convívio entre os integrantes da equipe, isso contribuirá também para o aumento da produtividade.

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