Dentistas lançam aplicativo para prevenção de doenças bucais

Dentistas lançam aplicativo para prevenção de doenças bucais

Depois dos testes do pezinho e da orelhinha disponíveis na rede pública de saúde para bebês, acaba de ser lançado o teste do dentinho.

A ideia pioneira no país foi desenvolvida por dois dentistas de Santa Catarina, Patrick Marlon Palhano, de Itajaí e Andrigo Beber, de Blumenau. Eles acreditam poder identificar como será a dentição da criança na idade adulta e prever possíveis problemas, através da realização de uma série de exames no primeiro dente do bebê e repetidos com o surgimento dos outros.

As avaliações incluem a estrutura do dente e a composição, e indicam tendências a cáries e perdas dentais que podem ser prevenidas. Essa iniciativa além do foco principal que é a prevenção de doenças e problemas bucais, também pode reduzir custos com tratamentos futuros. Com esse detalhamento fica muito mais simples para os pais entenderem o que acontece com a dentição de seus filhos e iniciar os procedimentos necessários.

O sistema, recém-patenteado, está disponível para profissionais de todo o Brasil.

Conheça o aplicativo Kindo                   

O Kindo é o primeiro aplicativo odontológico brasileiro. O teste do dentinho integra o sistema que funciona como um prontuário digital, com versões para o dentista e para o paciente. O dentista usuário do aplicativo abastece o sistema com os dados do paciente, que pode baixar sua versão gratuitamente.

O app reúne todo o histórico do paciente, com as informações sobre os exames e procedimentos realizados, informa quando é hora de visitar o dentista e ainda, alerta para o autoexame de câncer de boca periódico, inclusive, ensinando como proceder. Isso facilita e muito a escolha do tratamento mais adequado.

Aplicativos relacionados à área de saúde são comuns em outros países no mundo, mas o Brasil apresenta carência nesse segmento que é de extrema importância, pois facilita a vida tanto do profissional quanto do usuário. O Kindo surgiu então, para estreitar esse relacionamento entre os dentistas e seus pacientes. Desde que foi lançado oficialmente, para os sistemas iOS e Android, o app já é utilizado por cerca de 600 dentistas no país e o sistema se encontra aberto para investidores na Bolsa de Valores.

No Comments

Post a Reply