Especificar funções dos profissionais no seu consultório

funcionarios-medicina

Especificar funções dos profissionais no seu consultório

Como a especificação de funções contribui para otimizar o gerenciamento de seu consultório odontológico?

O consultório odontológico deve ser tratado como uma empresa e, portanto, precisa ter uma divisão de funções bem definidas para que todas as tarefas sejam desempenhadas da melhor maneira possível por toda a equipe. Essa segmentação contribuirá para otimizar as atividades e agilizar a rotina diária do consultório odontológico.

Descreva detalhadamente as funções específicas de cada um dos seus colaboradores

A prática de descrever o verdadeiro trabalho, a função de cada um dos membros da sua equipe é fundamental para que todos entendam a expectativa depositada neles, e para que a partir dali, seja implantado um modo operacional de excelência no atendimento aos pacientes. Além disso, os funcionários ao identificarem com clareza o seu papel na equipe se sentirão muito mais valorizados, envolvidos e motivados, o que refletirá positivamente no trabalho a ser realizado.

A descrição das funções reforça também a responsabilidade do trabalho em equipe, sua contribuição para o desenvolvimento da empresa e provoca o entusiasmo em seus colaboradores que buscam a realização profissional. Além de reduzir possíveis conflitos dentro da equipe e ajudar a manter um bom clima organizacional. Essa postura pode ser associada também a ferramentas de avaliação de desempenho, a bonificações e premiações como forma de reconhecimento do individual para o sucesso coletivo.

Como fazer?

As atribuições de cada funcionário podem ser descritas através de um memorando interno a ser entregue a cada um dos colaboradores da equipe. Contendo a categoria do cargo, as especificações da função, as habilidades necessárias para a realização do trabalho, entre outros aspectos. Também pode ser realizada uma reunião com os gestores do consultório para que eles esclareçam qualquer dúvida e possam informar a todos sobre a missão, visão, valores do consultório e o papel de cada um para o sucesso.

Equipe do consultório odontológico

Secretária de dentista

A secretária do dentista deve assumir funções específicas e ajudar no gerenciamento da rotina diária do consultório.

Principais aspectos que estão sob seus cuidados junto aos pacientes:

– Atendimento de qualidade e eficiente;

– Agendamento de pacientes e remarcação de consultas;

– Necessária postura de filtragem e resolução de problemas, a fim de agilizar os procedimentos e economizar o tempo do profissional;

– Providenciar atestados, cartões de retorno e de aniversário;

– Controles Financeiros.

Aspectos relacionados ao consultório:

– Identificar e solicitar manutenções tanto no espaço físico do consultório, quanto dos equipamentos;

– Controle de contas a pagar e receber;

– Controle da agenda do profissional.

Auxiliar de Saúde Bucal (ASB)

O Auxiliar de Saúde Bucal é o profissional apto a trabalhar em consultórios odontológicos, exercendo funções auxiliares aos cirurgiões-dentistas ou aos técnicos em saúde bucal.

Principais funções do (ASB)

São inúmeras as funções de um ASB em um consultório odontológico. A principal delas é sempre visar uma maior eficiência na execução de seus trabalhos, bem como ao atendimento aos pacientes. É essencial que o Auxiliar de Saúde Bucal conheça bem os materiais odontológicos, os instrumentais e os procedimentos rotineiros do consultório, pois muitas vezes ele não estará sob a supervisão do Cirurgião-Dentista.

Características fundamentais do profissional (ASB)

Uma das características fundamentais do profissional ASB é a capacidade de trabalho em equipe e a facilidade de relacionamento com outras pessoas, sejam clientes (pacientes, fornecedores, prestadores de serviços ou membros da equipe técnica).

Dentistas, odontólogos ou cirurgiões-dentistas

São profissionais responsáveis por cuidar da saúde e da estética da face, tratando os problemas bucais como: dentes, gengivas, ossos, bochechas, lábios e língua. Restaura e extrai dentes, projeta e coloca próteses, pontes e dentaduras corrigindo defeitos da dentição. A higiene bucal também faz parte de suas atribuições.

Características necessárias

            Fundamental habilidade manual e coordenação motora. Meticulosidade e atenção concentrada também são aspectos essenciais ao exercício de suas funções.

Formação exigida

            Diploma de curso superior em Odontologia com duração média de cinco anos e estágio obrigatório sob supervisão de professores. Para especializar-se, o profissional pode fazer pós-graduação, com duração de dois anos, na área escolhida.

Principais atividades

Tratamento dos dentes, língua, bochechas, lábios e gengivas. Tirar radiografia e examiná-las, explicar ao paciente o diagnóstico detalhado e as função do tratamento. Informar os pacientes sobre a importância da prevenção da saúde bucal, obtida através de correta limpeza, dieta alimentar equilibrada, aplicação de flúor e visitas regulares ao consultório. Remoção de partes deterioradas dos dentes e obturações, reparo ou extração de dentes danificados. Pequenas cirurgias, aplicação de anestesias quando necessário, além da colocação de pontes e próteses.

            Podem se especializar em várias áreas de atuação como implantodontistas, odontopediatras, periodontistas, entre outras.

 

Cada consultório possui sua equipe de funcionários e mediante ao tamanho do empreendimento, sua configuração de equipe pode sofrer variações, porém o mais importante é ter uma gestão eficiente das tarefas de trabalho com a correta distribuição operacional e organizacional. Esses fatores são essenciais para um melhor desempenho do consultório e a satisfação de seus funcionários, e consequentemente, de seus pacientes.

No Comments

Post a Reply