Meus Cursos
Quem somos

Quem Somos

O Instituto Velasco é um centro de ensino e pesquisa dedicado à Odontologia, com especial destaque para a Implantodontia, Cirurgia e Prótese Dentária. Criado em 2008 junto ao Hospital da Face, atua na formação de cirurgiões dentistas brasileiros ou estrangeiros, com especial destaque para portugueses, italianos e ingleses. Hoje nossa atividade engloba também Harmonização Orofacial, sendo uma referencia nesta nova especialidade.

Em São Paulo contamos com centro de projeções, para demonstrações práticas e cirúrgicas, sala de aula para 40 pessoas, biblioteca com mais de 1000 volumes, 2 clinicas totalizando 22 equipos e laboratório para hands-on.

Fomos reconhecidos junto ao Ministério da Educação e Cultura do Brasil como um Centro de Pós-graduação em Odontologia (credenciamento no MEC sob Portaria nº 1.342 de 10 de novembro de 2008).

Nossa História

1987

Em 1987 foi fundado o Centro de Estudos e Técnicas Odontológicas – CETO, situado inicialmente à Rua Riga, 300, na cidade de São Paulo, com uma estrutura diferenciada no setor, que já contava com salas de aula, clínicas e laboratório de prótese dentária.

1992 - 1999

A finalidade exclusiva desse centro era de ministrar cursos de atualizações em odontologia para profissionais da área – cirurgiões dentistas e técnicos em prótese dentária. O CETO passou por duas importantes ampliações, sendo uma em 1992, e outra no ano de 1999, a partir de quando passou a contar com novas instalações em duas modernas clínicas, que passaram a reunir 22 consultórios, um centro cirúrgico com sistema de projeção simultânea, salas de aulas, auditório para 60 pessoas e laboratório de prótese para suporte prático aos cursos ministrados.

Até então, o Instituto Velasco, através do CETO, ministrava somente cursos de atualização e extensão em diversas especialidades odontológicas, prestando atendimento assistencial em seus diversos cursos.

2005 - 2007

A partir de 2005, em parceria com a Faculdade Mozarteum de São Paulo – FAMOSP, o CETO passou a sediar cursos de especialização ministrados pela instituição, primeiramente na área da Implantodontia e, a partir de 2007, desta vez em convênio com a Universidade São Marcos – UNIMARCO, passou a dar espaço a cursos de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Dor e Disfunção Têmpor-Mandibular, Prótese Dentária, Ortodontia e Implantodontia, ministrados pela Universidade.

2008

Com a fusão do CETO junto ao Hospital da Face (que aconteceu a partir de 2009 e se completou em 2013), todo o departamento de ensino do CETO passou a ser coordenado de forma independente através do Instituto Velasco. Isso permitiu que nossa infra-estrutura se completasse com um total de 28 equipos odontológicos, contendo 6 microscópios, centro cirúrgico com projeção para a sala de aula, mais uma sala para 15 alunos, outra para 60 alunos, um anfiteatro para 150 pessoas, laboratório para 30 alunos, biblioteca e sala de estudo, além de todo o suporte do Hospital da Face contendo centro cirúrgico (para procedimentos com anestesia geral) com recursos de projeção ao anfiteatro anexo, além de 6 leitos para pacientes, laboratório de prótese entre outros grandes benefícios.

Utilizando de uma infra-estrutura modulada e adequada às necessidades de cada curso, independente de sua complexidade, desde novembro de 2008 obtivemos registro de nossa escola como um Centro de Pós-graduação em Odontologia (credenciamento no MEC sob Portaria nº 1.342 de 10 de novembro de 2008).

2013-2019

Hoje o Instituto Velasco atua como entidade de ensino em diversos estados do Brasil, além de representantes em Portugal, Itália e Reino Unido. Além disso, mantém firmado uma parceria em projetos especiais junto à diversas faculdades e instituições de ensino superior

2020

Com uma abordagem inédita no ensino odontológico, o  Instituto Velasco está criando seu CENTRO DE ESTUDOS ANATÔMICOS, com utilização de peças anatomicas fresh-frozen (peças sem fixadores, que preservam as caracteristicas dos tecidos vivos).

Conheça nossa missão e valores

Finalidades

1

Estimular o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;

2

Capacitar profissionais nas áreas de conhecimento em que atuar, em cursos de pós-graduação lato sensu;

3

Estimular e apoiar a investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia, da produção e difusão da cultura e o entendimento do homem e do meio em que vive;

4

Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;

5

Integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;

6

Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização;

7

Estimular o conhecimento dos problemas do mundo globalizado e, simultaneamente, prestar serviços especializados à comunidade, estabelecendo com esta uma relação de reciprocidade;

8

Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

Fale conosco!