Utilização de CAD/CAM – Boa comunicação entre o consultório e o laboratório digital

uso-de-cad-cam

Utilização de CAD/CAM – Boa comunicação entre o consultório e o laboratório digital

Como otimizar a comunicação entre o consultório e o laboratório digital?

Hoje, com a tecnologia a nosso favor, os consultórios dentários começam a investir em novos procedimentos e priorizar a interface digital, o que amplifica e melhora a comunicação do consultório com o laboratório digital.

O uso de CAD/CAM para fazer próteses diversas (em dentes naturais ou implantes) permite integrar a comunicação do cirurgião-dentista e seu técnico de prótese dentária.

Os novos procedimentos são tão interessantes que permitem o trabalho em conjunto mesmo com uma distância de centenas até milhares de km, por exemplo.

O dentista compartilha suas impressões com o técnico, ele por sua vez, instantaneamente recebe e começa a trabalhar, assim é possível pular a fase de montagem, o que facilita e agiliza o trabalho no consultório com possibilidade de obter melhores resultados.

Assista ao vídeo que fizemos sobre esse procedimento:

Fluxo de trabalho padronizado para alcançar bons resultados

– Uma impressão óptica (ou escaneamento) da situação inicial antes da preparação, molda o arco completo, de cima para baixo.

 

– A preparação do dente deverá ser nível-gengival, assim, preservará o periodonto e as limitações de visão serão nítidas sem usar meios de deflexão gengivais ou agentes opacificadores.

– As ferramentas digitais nos permitem controlar imediatamente a espessura dos preparos pela sobreposição com as imagens iniciais por transparência. Com este efeito, se percebe-se um preparo insuficiente, basta preparar novamente a área problemática na boca e reescanear no mesmo momento

 

– Envio de dados através de um único botão. É possível ter acesso e escolher os laboratórios registrados contidos em uma lista;

 

– Adicionar arquivos como fotos é um procedimento muito simples, que pode ser utilizado através de uma janela de bate-papo, por exemplo. Esta troca é possível em todas as fases de realização do processo.

 

A comunicação com o paciente é extremamente importante para que ele entenda todas as etapas de processamento. Além disso, contribui para aliviar possíveis tensões e possibilita uma boa e ativa relação entre os dentistas e técnicos de prótese dentária.

Procedimentos do laboratório

– O laboratório recebe a ordem do consultório dentário e pode validar a solicitação em tempo real.

O risco de falha costuma ser evitado ao utilizar o procedimento de forma adequada, diminuindo consideravelmente as chances de problemas com bordos, de oclusão ou cor.

No Comments

Post a Reply